novembro 04, 2009

"Corruptamente correcto"

O caso Face Oculta, com o alegado envolvimento de Armando Vara, veio mostrar que também há racismo social e regras nos casos de corrupção. Os ataques de que Vara está a ser vítima são, a meu ver, os errados. Fala-se do seu passado de província e do facto de ter sido balconista. A verdade é que, para ex-governantes, sacar é uma actividade banal e interclassista e a realidade tem-no provado. Mas o maior motivo de chacota com Vara é ele, alegadamente, ter sido subornado por Manuel Godinho, um sucateiro. Mais uma vez é injusto!

A sucata é um negócio fantástico e com prestígio no mundo contemporâneo. Por exemplo, o que diferencia M. Godinho de Joe Berardo é que um recicla sucata e o outro guarda-a no CCB.

Vara também foi gozado por apenas ter recebido 10 mil euros! Bolas, 10 mil euros só para marcar uma reunião com uma terceira pessoa: é genial! Há uns dias ajudei um amigo a ter um encontro e ainda fui eu que gastei dinheiro pois a chamada foi do meu telemóvel. A única coisa em que Vara mostrou não ter classe foi ao receber o envelope com os 10 mil no emprego, no seu gabinete do BCP, na casa do patrão! Comportou-se como aqueles funcionários que têm a chave do escritório e levam para lá uns engates à noite. Ou pior, abrem um negócio paralelo na cave da empresa. Vara podia ter feito o negócio em casa, num parque de estacionamento ou num clube de golfe, mas não, fugiu-lhe o pé para o chinelo! Isto sim, foi a única coisa fora do normal e das regras de etiqueta que, alegadamente, Vara fez. À atenção de Paula Bobone.

José de Pina, argumentista/humorista,
in "ionline" de 4 de Novembro de 2009

Read more…