outubro 08, 2006

Ser pai

Durante este primeiro mês de aulas, aquando da recepção dos novos alunos e durante as primeiras aulas de apresentação (no sumário escrevemos sempre: "Acolhimento aos alunos") constatei que os meus filhos são todos muito mais famosos do que eu... Nenhum dos novos alunos me conhecia pelas minhas funções e actividades, dentro e fora da escola, mas sim por ser pai da Maria ou da Margarida, do Manuel ou do Marcos! A minha principal vocação é reconhecida...

Ser pai e ser mãe
é ter muito amor para dar:
É privar-se de alguma coisa
para que o filho tenha mais.
É renunciar a um passatempo
para se ocupar do filho.
É passar a noite em claro
porque o filho sofre.
É passar o tempo juntos.
É ajudar o filho
quando se chega mesmo cansado.
É sofrer interiormente
porque o filho é rejeitado.
É aceitar diminuir
para que o filho possa crescer.
É deixar de ser
para que o filho seja…
Ser pai e ser mãe é amar.

Ser filho e ser filha
é sentir-se amado por alguém
que nos quer bem.
É amar aqueles que nos chamaram à vida.
É sentir-se irmão de todos.
É ajudar quem mais precisa.
É acolher quem é diferente.
É respeitar toda a gente.
É colaborar para que todos se sintam felizes.
É participar na construção de um mundo melhor
e estar aberto aos outros.
Ser filho e ser filha
é saber-se amado,… e amar.


No país dos castores
Diamart-Audiovisuais

2 comentários:

ancajo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ancajo disse...

Parabéns ao pai e ao professor. Vocação e profissão de mãos dadas.
Como é bom sermos reconhecidos principalmente pelos nossos frutos.