setembro 27, 2006

Dia Mundial do Turismo

"Foges em companhia de ti próprio: é de alma que precisas de mudar, não de clima".

Séneca

"A viagem é uma sucessão de irreparáveis desaparições".

Paul Nizan

"O viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem".

André Suarés

"Não há homem completo que não tenha viajado muito, que não tenha mudado vinte vezes de vida e de maneira de pensar"

Alphonse de Lamartine

Read more…

setembro 26, 2006

Dia Europeu das Línguas

Nesta Aldeia Global que é o mundo no Século XXI, para nos compreendermos é necessário, cada vez mais, comunicarmos em mais do que uma língua. Nesta Babel actual não basta "cada um ouvir falar na sua própria língua". Temos de subir mais um degrau e comunicar na língua do próximo... para um melhor relacionamento!


Actividades para este dia ou ano aqui.

Read more…

setembro 25, 2006

(in)Sustentabilidade da Segurança Social

Da newsletter da APFN:

(...) as propostas do Governo de "incentivos à natalidade" foram chumbadas no Conselho de Concertação Social, que acordou em debater as outras questões, adiando para "mais tarde" a discussão sobre os referidos "incentivos"! É como tentar evitar-se que um navio que está a meter água vá ao fundo adiando-se para "mais tarde" a reparação dos rombos!

Como se isto não bastasse, parece que se está a ignorar que não é apenas uma questão da Segurança Social, mas de (in)sustentabilidade do próprio país!

Da mesma maneira que um número crescente de escolas se têm tornado insustentáveis por falta de alunos (e fecham) e maternidades se tornaram insustentáveis por falta de bebés (e fecham), o país não será sustentável com a continuada redução de população activa derivada do cada vez maior défice de natalidade.
(...)
Uma vez que esta situação se deve a uma forte cultura anti-natalista que tem vindo a ser imposta nas últimas dezenas de anos, e enquanto o tal "mais tarde" não chega, a APFN apela a:
(...)
Que o Governo e Associação Nacional de Municípios estimulem o lançamento a nível nacional das medidas positivas que alguns municípios têm vindo a tomar, e que a APFN sempre promoveu, que consiste simplesmente em adoptar para as pessoas aquilo que, com sucesso, já é há muito obrigatório relativamente aos lobos, cegonhas, águias reais, morcegos rabudos e outros "pássaros, passarinhos, passarocos, aves de gaiola e cucos", porque a ecologia também deve ser aplicada aos humanos, que se regem pelas mesmas leis da mesma Natureza.

Read more…

setembro 24, 2006

Despedida

Ontem começou o Outono e hoje acaba de secar uma árvore para renascer noutro local. Deus, por intermédio do Arcebispo, chama o nosso pároco a continuar a missão junto de outras pessoas.
Esperamos que a semente que esta árvore deixou cair nesta terra dê fruto...
Que a nova terra que vai encontrar o ajude na sementeira que pretende lançar.
Padre Roberto: muito obrigado!

Read more…

setembro 23, 2006

Começa hoje o Outono


Manuel Antão Marques Lopes, in www.olhares.com

Read more…

setembro 21, 2006

Regina Spektor

Read more…

Dia Internacional da Paz


Em 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução 55/282 em que declarava Dia Internacional da Paz o 21 de Setembro de cada ano.
A intenção da resolução é fazer com que todo o mundo observe um dia de paz e de não violência. Cada um, individualmente ou em grupo, está convidado a comemorar o dia da forma mais adequada.
Pelo 3º ano, o Conselho Mundial das Igrejas associa-se a este dia, convidando as congregações de todo o mundo a orar pela paz - fazendo, se possível, as mesmas orações.



Listen to "One Day of Peace" written and arranged with love for the International Day of Peace Vigil by WILLOTT/SNYDER and performed by Al Snyder.

Read more…

setembro 18, 2006

Pensamento

"Pensa-se hoje na revolução, não como maneira de se solucionarem problemas postos pela actualidade, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas".

Simone Weil

Read more…

Expresso vs Sol




Como os duelos de fim-de-semana não eram suficientes, eis mais um para acompanhar nos próximos tempos.
Aparentemente ganha o consumidor. Primeiro foi o Expresso a emagrecer o preço e a oferecer dvd's. Agora aparece o Sol com um preço "competitivo"...
Não havia necessidade deste último dirigir alguns "raios luminosos", tipo alfinetadas, ao seu adversário (inimigo?).

Read more…

setembro 15, 2006

Primeira Semana

A nossa escola não é a mesma dos últimos tempos. Os personagens principais entraram em cena e o cenário tem outra vista. Até a banda sonora foi modificada!...
O Ministério da Educação desempenha o seu papel (bem ou mal), os sindicatos não querem sair de cena, os professores aplaudem ou assobiam, reclamando um papel com maior visibilidade, os encarregados de educação não entendem o que fazem em cena e os alunos só agora subiram ao palco.
A este grito indefinido que aqui lanço gostaria de ouvir o eco de outros lados.
Depois das cenas dos próximos capítulos (a seguir atentamente nos dias que se avizinham) reservo, desde já, o direito de, olhos nos olhos, espelhar o que me vai na alma...

UM BOM ANO PARA TODOS OS ACTORES!

Read more…

Bartoon do Luís Afonso

Read more…

setembro 14, 2006

Começo

"Não basta começar bem, não adianta mediar bem; de pouco servem bons começos e melhores meios, se os fins não se mostram bem sucedidos.
(...) Uma vez começadas, as coisas não devem ser esquecidas nem deixadas antes de ser acabadas, pois é sinal de pouca prudência começar muitos actos e não acabar nenhum".

Mateo Alemán

Read more…

setembro 07, 2006

(in)Decisões

"Não existe ser humano mais miserável do que aquele em que a única coisa habitual é a indecisão".

William James

"Não é bom que toda a verdade revele tranquilamente a sua essência; e muitas vezes o silêncio é para o homem a melhor decisão".

Píndaro

Read more…

É hoje!

Aproxima-se a hora de grandes decisões. Todo o mundo, quiçá Portugal também, espera pela noite de hoje, quinta-feira. Conhecido por dia da caça, também hoje acontecerá, por um lado, a tão desejada, por outro, a tão hedionda, caça às bruxas ali para os lados de Barcelos ("No creo en brujas pero que las hay, las hay").
Ninguém fica indiferente e o fiel da balança terá de pender para um dos lados. É o que se chama justiça (ou recurso à justiça!). O fantasma paira no ar e a ameaça é bem real. Há quem receie a decisão da Assembleia e há quem dê alvíssaras para que a decisão seja pelo sangue.
Desde que o Benfica passou, com êxito, a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, não se fala de outra coisa senão dos três grandes pela primeira vez na Champions (e no futebol português, 3 e 1ª vez poderá ser o cabo dos trabalhos!).
Na terra do Pai do Teatro, assistiremos ao fim deste naco de peça tão suculentamente rentável ou tão fetidamente conspurcada? Ou será só o princípio do fim, o início de novas cenas, que continuarão a formar os actos da peça já adjectivada?
Entraram em cena personagens que não conheciam o papel e meteram as mãos pelos pés. Outros havia que pensaram ter o poder mas não passavam de figurantes.
Uns assistem a tal espectáculo e riem, outros nem conseguem abrir os olhos (nem querem) e choram.
Eis no palco a metáfora do futebol português!
Que galo cantará?

Read more…

setembro 04, 2006

Mudanças

"O homem absurdo é aquele que nunca muda".

Georges Clemenceau

"Eu não evoluo, sou".

Pablo Picasso

"Nem sempre sou da minha opinião".

Paul Valéry

"Nada é tão agradável como a diversidade;
Mudarmos de prisão faz as vezes de liberdade".

Gilles Ménage

Read more…

Mudança

Foi difícil, mas o que tem de ser tem muita força.
O Internet Explorer (abstenho-me, nesta altura, sabe Deus com que sacrifício, de tecer qualquer comentário...) teimava em dar uma panorâmica diferente deste blog. Não vou dizer que o deformava, apenas que tinha outra visão. Sempre respeitei as outras opiniões. Mas quando essa outra forma de ver o mundo começa a interferir claramente com o que produzimos, é imperativo dar um murro (acolitado pelo grito) na mesa!
E depois do murro, ficou azul.
E lá se foi uma das minhas muletas; era confortável ler: "o teu blog está muito verde"!
A muleta, por vezes, sussurrava explicitamente que aquilo era um desafio. Mas nem todos os dias são bons dias para mudar. A mudança exige um dia especial. Como o primeiro dia de trabalho do novo ano lectivo (nunca é de mais agradecer ao patrão a ponte da passada sexta-feira - tenho a certeza que será cobrada com juros).
Neste ritmo que o dia tomou, apetece concretizar alguns projectos, sucessivamente adiados.
Vou, por isso, aproveitar o resto do dia, enquanto a vontade ajuda...

Read more…

setembro 02, 2006

Dar sentido a tudo

"Não é por termos liberdade que podemos mudar tudo à nossa volta, mas dispomos da faculdade de dar sentido a tudo (o que é muito melhor), mesmo àquilo que não o tem! Nem sempre somos senhores do desenvolvimento da nossa vida, mas somos sempre senhores do sentido que lhe conferimos".

Jacques Philippe

Read more…

setembro 01, 2006

Conversa amena

"O que eu quero principalmente é que vivam felizes."
Não lhes disse talvez estas palavras, mas foi isto o que eu quis dizer. No sumário, pus assim: "Conversa amena com os rapazes." E pedi, mais que tudo, uma coisa que eu costumo pedir aos meus alunos: lealdade. Lealdade para comigo e lealdade de cada um para cada outro. Lealdade que não se limita a não enganar o professor ou o companheiro: lealdade activa, que nos leva, por exemplo, a contar abertamente os nossos pontos fracos ou a rir só quando temos vontade (e então rir mesmo, porque não é lealdade deixar então de rir) ou a não ajudar falsamente o companheiro.
"Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já me esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos."
Não acabei sem lhes fazer notar que "a aula é nossa". Que a todos cabe o direito de falar, desde que fale um de cada vez e não corte a palavra ao que está com ela.

Diário de Sebastião da Gama

Read more…

Começar


Read more…