março 02, 2007

Marinhas



O Futebol Clube de Marinhas, em Esposende, organizou um colóquio subordinado ao tema: "O que dizer sobre disciplina?... na escola, na família e no clube".
O auditório da Junta de Freguesia foi pequeno para acolher as pessoas que quiseram fazer parte do grupo de "só faz falta quem cá está", como apelidou, justificando, o moderador, Zé Duarte. Houve quem achasse que esta "conversa" deveria acontecer num espaço maior para muitos outros...
Este colóquio/tertúlia, na noite desta sexta-feira, foi uma excelente oportunidade para ouvir, partilhar e fazer amigos...
Fiquei positivamente impressionado pela organização do Marinhas. Para além de promover a prática do desporto (só nas camadas jovens movimenta cerca de 300 praticantes!) é uma referência cultural.
Esta tertúlia, que decorreu sempre num tom informal (os nomes, que seguem dentro de momentos, são exemplo disso), foi bastante disciplinada, muito por culpa do árbitro. O Fernando numa aula de substituição - faltou, justificadamente, a Lúcia - abordou as questões relacionadas com o clube; o Domingos, que não gosta de jogar para o lado, marcou golos nas questões referentes à escola/educação; a Dores - minha esposa e mãe dos nossos quatro filhos - sem dar receitas para a disciplina na família, mostrou porque é uma excelente mãe.
Depois destas intervenções, intercaladas pela participação dos ouvintes, o Jorge (amigo desde o 3º ciclo do ensino básico), vereador na Câmara de Esposende, e o Jaime, presidente do Conselho de Disciplina da AF de Braga, fizeram a recensão crítica. Havia tanto para dizer sobre o que cada um disse... mas o melhor é cuidar da semente que foi plantada para que dê o fruto desejado!
As duas horas (90' de jogo + 30' de prolongamento) passaram e nem o tio nem o sobrinho adormeceram. A decisão foi levada para a marcação de penalties. O resultado poderá ser conferido nos comentários que, eventualmente, por aqui aparecerem.

1 comentários:

Eustogio disse...

Então não houve penalties? Ninguém se decide na marcação do primeiro? Se é assim tão complicado eu pago a primeira rodada...