agosto 22, 2007

Carroça vazia...

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele deteve-se numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou-me:
- Além do cantar dos pássaros, ouves mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Ouço um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse o meu pai. É uma carroça vazia.
Perguntei ao meu pai:
- Como podes saber que a carroça está vazia, se ainda a não vimos?
- Ora, respondeu o meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Cresci, fiz-me adulto, e ainda hoje, quando ouço uma pessoa falar demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa dos outros e querendo demonstrar que é dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: "quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."
Pensem nisso...

0 comentários: