janeiro 10, 2007

iPhone e Apple TV


"Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusem a aprender, reaprender e voltar a aprender".

Alvin Toffler, 1928

Esta frase, garanto a pés juntos, não tem segundas ou outras intenções, nomeadamente visando atingir os indefectíveis da Microsoft (conhecida ainda numa "seita" por microsofre).
Aconteceu ontem, pura e simplesmente, a abertura de mais uma MacWorld, a Feira Mundial da Apple, em São Francisco. Todos os "macusers" esperam, anualmente, pelo "keynote speech" de Steve Jobs, que marca a abertura desta feira. Entre as muitas razões para esta "fé" está a pergunta: o que haverá de novo? Uma espécie de apresentação do plantel para a nova época com a curiosidade de saber qual o craque de última hora que o clube comprou.
No discurso do Steve, "o craque que o clube comprou" é traduzido por inovação. Aqui podes navegar por esta estrondosa novidade. Explora todos os link's que encontrares...

Depois da abertura, José Alberto Carvalho escreveu a Pedro Aniceto o seguinte:

"Caro Pedro
Acabou, há um minuto, o keynote speech de Steve Jobs em São Francisco. Foi o discurso do fundador da Apple que aguardava com mais expectativa desde que sou cliente da marca, há 16 anos. As minhas expectativas encontraram resposta: acredito que aquilo que a Apple acaba de anunciar vai redefinir, de uma forma absolutamente imprevisível, o futuro da minha profissão. Sendo jornalista de televisão tenho olhado com especial atenção para o fenómeno da fragmentação de conteúdos vídeo. A iTV anunciada pela Apple acentua as minhas interrogações: a forma como vemos televisão ( ou melhor, como consumimos "Vídeo") vai mudar drasticamente nos próximos tempos (sublinho "Tempos", não "anos"). A televisão, tal como nos habituámos a conhecê-la, vai mudar. A omnipresença de conteúdos vídeo e a generalização do uso da Internet desmistificou ainda mais o vídeo. Cada um de nós, hoje, em dia, passou a fazer um esforço diário, pro-activo - como agora se diz, para escolher os conteúdos de vídeo que vemos. Está assim a concretizar-se, uma certa ideia de televisão interactiva que falhou no passado. O televisor passa a ser mais um ecrã. Será provavelmente O ecrã principal de cada casa, mas o backoffice desse ecrã será cada vez mais a Internet. Isto implicará grandes reorganizações nos media convencionais, sobretudo na televisão: as televisões terão de alimentar esse backoffice e abrir mão da tutela do espectador. Cada um fará do vídeo aquilo que entender, à hora que quiser. A iTV dá resposta a algumas das encruzilhadas forjadas pela evolução tecnológica da Internet e pela revolução social e comportamental que tem implicado. São tempos de mudança. De grande mudança... E isso é, mais uma vez, fascinante. Há que estar atento, porque afinal... It's still a jungle out there!
Um abraço
José Alberto Carvalho"

Espero não cometer nenhuma inconfidência. Mas esta mensagem circulou na "Mailing List - o correio dos outros", ontem (com várias edições e percebe-se porquê).

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